Mais do que nunca, a prevenção de furtos em lojas de varejo deve ser considerada prioridade absoluta. Segundo a última pesquisa de perdas no varejo brasileiro, realizada pela Abrappe e KPMG, o índice médio de perdas vem aumentando, tendo entre as causas principais os furtos externos e internos.

Nesse contexto, os sistemas para proteção eletrônica de mercadorias compostos pelos sensores ou antenas antifurtos, desativadores e etiquetas protetoras desempenham um papel crucial.

Como funcionam as antenas antifurtos EAS?

As antenas antifurtos EAS, popularmente chamadas de sensores ou pedestais fazem parte do Sistema de Proteção Eletrônica de Mercadorias (do inglês, Electronic Article Surveillance ou EAS). Este sistema é composto por três partes complementares:

  1. Etiquetas protetoras: aplicadas nos produtos a serem protegidos. Esses produtos são definidos de acordo com o risco a furtos e são conhecidos como P.A.R ou Produtos de Alto Risco.
  2. Desativadores e desacopladores: posicionados nos caixas, desativam ou removem as etiquetas dos produtos.
  3. Antenas antifurtos: posicionadas nos caixas ou nas saídas da loja, detectam a passagem de etiquetas ativas. Desta forma, quando uma etiqueta não desativada no caixa passa pelas antenas, um alarme (visual e/ou sonoro) é acionado.

Desativador de Etiquetas protetoras EAS para prevenir furtos no varejo

Recomendações para escolha da melhor antena antifurto EAS para sua loja

1. Defina a melhor tecnologia para o seu cenário:  AM ou RF

Ao escolher entre as tecnologias AM (Acusto Magnética)e RF (Rádio Frequência), é essencial considerar a sensibilidade, o alcance das antenas (que vai determinar o vão entre antenas e a quantidade total de antenas no projeto), bem como o custo total do sistema, incluindo hardware e etiquetas de segurança.  

Uma avaliação cuidadosa das necessidades específicas da sua loja ajudará a determinar a melhor opção para garantir a segurança dos seus produtos e a tranquilidade dos seus clientes.

2. Exija sistemas antifurtos conectados

Contar com equipamentos conectados à internet, gerando dados para gestão é um fator importante para aumento da eficiência operacional no varejo.

O EASi – EAS inteligente da Inwave – permite acesso remoto às antenas antifurtos para ajustes técnicos, um painel com status online de todos os dispositivos instalados, além de dados sobre a quantidade de desativações de etiquetas e eventos de alarme das antenas.

3. Determine o melhor posicionamento das antenas antifurtos

Com o apoio de especialistas, é preciso indicar o posicionamento das antenas antifurtos, de forma que os acessos à loja fiquem protegidos. De forma geral, é preciso ter atenção com os acessos (entrada e saída) e acessos de serviço.

Outra dica relevante é considerar o posicionamento das antenas nos caixas, proporcionando um maior controle da operação de desativação e uma abordagem mais natural, pelo próprio operador de caixa, em caso de acionamento das antenas.

Antenas antifurtos EAS da Inwave instaladas entre os caixas de supermercados

4. Escolha o design e estética da antena

Seja qual for a tecnologia escolhida (AM ou RF), as antenas antifurtos precisam se integrar com o estilo e estética da loja.  Posicionadas nos acessos das lojas, os “pedestais” como muitas vezes são chamados, podem contribuir para a valorização da marca, conferindo mais elegância, trazendo uma iluminação diferenciada, reforçando o branding ou apoiando em campanhas publicitárias. Confira todos os modelos de antenas Inwave AM ou RF.

Antenas antifurtos EAS da Inwave instaladas em varejistas de diversos segmentos

5. Avalie as funcionalidades adicionais disponíveis

Com o avanço da tecnologia, os sistemas antifurtos EAS já oferecem recursos adicionais que podem ser importantes em cenários específicos do varejo. Confira alguns exemplos:

  • Integração com sistema CFTV da loja – o EASi, EAS inteligente, permite a integração com as câmeras da loja, possibilitando a geração de alertas para acompanhamento dos eventos de alarme em tempo real, além da vinculação de um clipe de vídeo para cada disparo da antena antifurto. Esta tecnologia é uma excelente ferramenta para análise e melhoria de processos, avaliação da atuação da equipe e identificação de vulnerabilidades.
  • Integração com tecnologia RFID – a segurança do sistema EAS pode ser integrado a visibilidade e controle do RFID, conferindo maior acuracidade de inventários e maior eficiência operacional.
  • Detecção de massa metálica – opcional capaz de detectar a passagem de massas metálicas, possibilitando a identificação de possíveis tentativas de fraude do sistema. Ao emitir um alarme diferente do alarme de detecção de etiquetas, alerta a equipe de loja para uma atuação preventiva.
  • TVC para proteção de caixas fechados – outro dispositivo opcional para as antenas antifurtos (mas que também pode trabalhar de forma independente ao EAS) é a tecnologia TVC . Este dispositivo, posicionado entre os caixas da loja e acionado no fechamento dos caixas, detecta a passagem de qualquer objeto no checkout: carrinhos, pessoas, embalagens e produtos, mesmo sem as etiquetas antifurtos aplicadas.

6. Analise a qualidade e suporte pós-venda do fabricante escolhido

As antenas antifurtos são bens duráveis e muito resistentes. Entretanto, a qualidade e confiabilidade do fabricante devem ser avaliados. Contar com um fabricante reconhecido e aprovado por outros varejistas e avaliar o nível de suporte técnico são duas questões fundamentais.

Esperamos que estas informações contribuam para uma escolha informada, apoiando na definição da melhor tecnologia, modelo e fabricante.  Lembre-se sempre de buscar aconselhamento especializado e considerar as necessidades exclusivas do seu negócio.